domingo, 1 de julho de 2018

RENOVAÇÃO QUE SE FAZ NECESSÁRIA PARA A IGREJA LOCAL DE CRISTO

Renovação é necessária para que a igreja do Senhor Jesus Cristo possa caminhar no ‘caminho de Emaús’ e recuperar a alegria e a esperança de ser igreja.

Algumas estratégias para que a renovação aconteça são absolutamente necessárias e quero apresentar algumas:
a) Sensibilidade a atuação do Espírito Santo para o discernimento do tempo de renovação para a igreja
Buscar o Espírito Santo é essencial para reconhecermos a hora em que Deus deseja a renovação da igreja e a hora em que eu, como ministro, estou preparado para conduzir o meu povo rumo à vontade do Pai.
Ao buscarmos ao Espírito Santo, temos sempre a absoluta certeza de que não é a nossa vontade e os nossos métodos, mas os de Deus. Isto será de extrema importância para a visão a ser mantida diante de opositores.
b) Avaliação da realidade em que se encontra a igreja – verificar os estágios dos membros individuais, em grupos e da igreja como um todo;
Fazer um check up da realidade em que eu estou inserido para detectar a realidade. Este pode ser através de pequenos grupos de avaliação, pesquisa, conversas informais. A grande verdade é que precisamos verificar os estágios de vida dos membros da igreja: idade, experiências com Deus, família, cultura, para depois implementarmos as estratégias que Deus tem para a igreja, não sendo empecilho nesta hora.
c) Ter a visão da parte de Deus
Não é a minha visão, mas a visão de Deus que deve imperar. Se for a minha visão tudo se acabará com muita rapidez. Mas se for a que vem do Senhor, fruto de intensa busca para entender como Ele quer agir neste momento na vida dos seus, até podemos passar por tribulação, mas no final a vitória virá.
d) Sensibilidade a atuação do Espirito Santo para delinear as etapas das visões;
Preciso estar atento para o que Ele vai falar no processo da renovação. Algumas coisas sabemos no início, outras vêm à medida em que estou dando os passos na direção da vontade de Deus. Atenção ao mover do Espírito é de suma importância para que a visão seja concretizada e não frustrada.
e) Ver como o Senhor quer agir através de minha vida , da igreja e da cidade onde a igreja está inserida;
Neste processo de renovação, preciso ter a consciência de que serei instrumento de Deus em todo o processo. Além disto preciso entender que não sou único. Preciso de ver como o Senhor deseja trabalhar agindo através da igreja e da cidade. Estes três sujeitos são movidos pelo Espírito na renovação.
f) Análise crítica à luz da Palavra de Deus que valide ou não a visão recebida;
Tudo deve ser transpassado pelo Palavra de Deus. Ela é a régua imprescindível no processo de recebimento da visão, preservação e sustentação da mesma. Se eu não for a Palavra corro o sério risco de errar e levar o meu povo a um destino contrário a vontade de Deus.
g) Identificar pessoas chaves que desejo mobilizar para serem partícipes da visão e cooperadores;
Preciso reconhecer as pessoas que são espirituais, no sentido de estarem conscientes da visão que eu recebi do Senhor, ou de pessoas que ainda que não estejam conscientes, mas que desejam uma nova visão. Devo capacitá-las com todas as minhas forças, chamando-as para junto de mim e fazendo-as discípulas da visão.
h) Buscar pessoalmente novos paradigmas para os novos tempos que virão;
Preciso também correr atrás de novas estruturas e métodos. Não que devo confiar em primeiro lugar nisto, mas preciso fazer a minha parte. Consultar a Internet, pessoas, modelos é de suma importância para conduzir a visão de forma concreta e dinâmica.
Também a visão é dinâmica e eu preciso aquecê-la continuamente.
i) Busca de um modelo próprio;
Depois disto tudo preciso sentar e pedir ao Senhor um modelo que se ajuste à minha igreja. Pode ser fruto de várias pesquisas, mas precisa ser contextualizada à realidade de minha gente.
j) Capacitação de liderança;
Preciso capacitar as pessoas para realizarem a renovação de forma que se garanta a fidelidade a mesma e a qualidade. Isto deve ser feito por um plano integrado de aperfeiçoamento de liderança. Posso fazer pessoalmente ou mandar meus líderes a lugares onde se pode aprender. O importante é a capacitação.
k) Avaliação
Todo o processo da renovação deve ser avaliado continuamente. Mas depois da renovação concluída, ou no seu todo ou em partes, preciso avaliar, criticar colocando pesos, para aperfeiçoamentos e garantia de que tudo não vai se esvair. Preciso ser muito sincero e realista, entendendo que é normal no processo sair coisas que não estavam pré-agendadas. Isto também faz parte da obra do Espírito para que eu não ache que tenho o controle absoluto da renovação.
Algumas perguntas importantes:
1. Cremos no que foi escrito neste artigo?
2. Até que ponto estamos prontos a pagar o preço da renovação de nossa igreja local?
3. O que teremos que mudar em nós mesmos antes de começarmos o processo de renovação em nossa comunidade?
Que Deus nos ilumine no caminho. Mesmo que estejamos desanimados pela realidade de nossas igrejas, possamos receber a Jesus Cristo, comermos da sua ceia, pães e peixes, e sermos agraciados pela renovação que sempre fornece vitalidade e celebração e traz a alegria da vida em sua completa plenitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário