sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TEMPOS DE RENOVAÇÃO - Ensaio sobre Novos Rumos para uma Eclesiologia das Igrejas Batistas da CBB - Conclusão


CONCLUSAO 

Eis o desafio que é dado a Igreja Batista da CBB: renovação. Renovar sua eclesiologia a partir de uma nova reflexão sobre essa enfrentará os problemas de como vai se manter e continuar sendo pertinente na sociedade onde está inserida.

 Alguns anos atrás, ouvi uma história que deixa claro por que a eclesiologia - como cada igreja vê a si própria e sua relação com outras - é crucial para os cristãos, para as igrejas e para o seu êxito quanto missio dei.

Era sobre uma senhora de idade, membro de uma igreja no interior do Brasil, cuja seu bairro foi alimentado pelo líder de uma cidade vizinha durante um período de escassez de alimentos. Quando a escassez acabou, ela foi à cidade vizinha para agradecer aos moradores pelo que haviam feito.

Entretanto, quando foi à igreja do líder para cumprimentá-lo e agradecer pessoalmente, não pôde comungar porque suas respectivas igrejas não concordavam em alguns pontos. Então a mulher foi até seu líder e lhe fez a seguinte pergunta:

"Como é possível que compartilhemos o alimento material que não nos deixa morrer de fome e não o alimento espiritual que o próprio Cristo nos ofereceu? Acho que quando Cristo voltar, ele próprio nos alimentará - e então fará o que é certo!"

"Eclesiologia" diz respeito às igrejas fazerem "o que é certo". Significa as igrejas serem "o que é certo", serem uma igreja, confessando, realizando cultos, testemunhando e servindo juntas, com um só coração.

Muito há que fazer, mas é preciso começar ser uma igreja militante em sua peregrinação e ao invés de copiar modelos, seu conceito sobre si mesma possa ser o esteio para sua relevância primeiro para com Deus e depois para sua comunidade.

Os desafios estão aí e que o Espírito Santo suscite reflexão por parte dos líderes e liderados das Igrejas Batistas da CBB para que sendo mais igreja possam contribuir com o evangelho verdadeiro em toda a América Latina e mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário